
O crescimento do mercado imobiliário em Portugal
O ano de 2018 foi muito bom para o mercado imobiliário em Portugal, pois o valor das habitações compradas com a ajuda de empréstimos atingiu o valor mais alto de que há registo (segundo os dados disponibilizados pelo Observador, em Agosto de 2018), assim como a concretização de negócios, que bateu o recorde em diversos segmentos.
Tendo em conta os dados disponibilizados pela agência de rating Standard & Poor’s, o preço das casas subiu cerca de 9.5%, no último ano e prevê-se que diminua um pouco, para cerca de 7%, em 2019. No entanto, a subida do preço das rendas, que se tem verificado, não está alinhado com o rendimento geral da população portuguesa e, por isso, cada vez é mais difícil comprar casa.
Desta forma, prevê-se, que mais cedo ou mais tarde, o mercado imobiliário comece a estagnar, devido à lei da oferta e da procura e à constante subida das taxas de juro. Além disso, a falta de oferta nos principais centros urbanos, como Lisboa e Porto, também poderá contribuir para esta estagnação, ou até mesmo para o retrocesso do mercado imobiliário português, visto que conjugando este fator com a elevada carga fiscal, os investidores, sejam estes pessoas à procura de residência ou à procura de um espaço para o seu negócio, começam a perder o interesse.
No entanto, para já ainda não se vêem sinais de estagnação ou de retrocesso no mercado imobiliário em Portugal, muito pelo contrário, até à data tem tido uma evolução bastante positiva. Nota-se apenas que a população portuguesa está a optar por imóveis mais pequenos e localizados nas periferias, onde os preços das rendas, apesar de continuarem a ser elevados, são um pouco mais acessíveis, tendo em conta os seus rendimentos. Por outro lado, apesar de se pensar o contrário, ainda existe oferta nos grandes centros urbanos, é apenas necessário ter alguns cuidado. Por exemplo, devemos ter muita atenção ao preço por metro quadrado (m2), uma vez que existem muitos imóveis com preços demasiado elevados para as condições que apresentam. Assim sendo, é recomendado que antes de comprar um imóvel num dos grandes centros urbanos, se informe bem sobre os preços praticados para que consiga sempre fazer o melhor negócio, de acordo com as suas preferências.
Além disso, um outro fator que poderá fazer com que o mercado imobiliário continue com resultados positivos ao longo de 2019, é o facto ainda haver pouca oferta o que faz com os preços continuem elevados. Uma outra tendência que se prevê para 2019 é a procura de escritórios, especialmente por parte de investidores estrangeiros.
Contudo, se tudo se mantiver como tem estado desde o ano passado, à semelhança de 2018, este novo ano vai continuar a ser uma ano muito positivo, já para não mencionar o facto de que Portugal está na moda e cada vez há mais investimento estrangeiro, que tem contribuído para este crescimento do setor imobiliário português nos últimos anos.
Procure a ajuda de profissionais experientes e com conhecimento para obter respostas mais rápidas. Somos a agência nº1 em transações na linha de Sintra, Remax Riviera em Agualva-Cacém. Visite-nos na Rua Afonso de Albuquerque 10B 20735-045 Agualva-Cacém ou contacte-nos para https://www.rivieraimobiliaria.pt